A vereadora Majô Capdeboscq (PP) é a nova presidente da Câmara Municipal de Maringá. Ela saiu vencedora na eleição para o cargo realizada na manhã deste domingo (23) e agora comandará o legislativo no biênio 2025-2026.
Ocupando pela primeira vez uma cadeira na Câmara, Majô era, até então, a 1ª Secretária da Mesa Diretora. Ela recebeu 18 votos dos demais vereadores e superou Sidnei Telles (Podemos), Cris Lauer (Novo) e Flávio Mantovani (PSD), que também concorreram ao cargo.
Será a primeira vez, em toda a história de Maringá, que a Câmara terá uma presidente mulher. Em 2025, o legislativo maringaense está completando 69 anos de existência. Desde a primeira legislatura, em 1956, foram apenas 15 mulheres eleitas vereadoras na cidade.
A eleição para a presidência da Câmara foi convocada pelo presidente interino, Sidnei Telles, na quarta-feira, 19, um dia após o Supremo Tribunal Federal decidir que não julgaria o mérito da ação que afastou o então presidente, Mário Hossokawa, da função no dia 21 de janeiro.
Na terça-feira, 18, uma liminar do ministro Gilmar Mendes, relator do caso, determinou o afastamento definitivo do parlamentar da função. A nova ocupante do cargo, recebeu o apoio do próprio Hossokawa e do deputado Ricardo Barros (PP) em sua candidatura,
André Almenara