O soldado da Polícia Militar Zeferino Pozzonofe, de 51 anos, foi absolvido da acusação de triplo homicídio qualificado. Ele foi julgado nesta terça-feira, 8, no Fórum de Santa Fé. O policial era acusado de matar três pessoas durante uma abordagem em Munhoz de Mello.
O júri durou quase 10 horas. Os jurados decidiram pela absolvição entendendo que o policial agiu em legítima defesa. As mortes ocorreram em junho de 2011. O policial fazia o patrulhamento sozinho de madrugada quando viu três homens em atitude suspeita.
A PM informou na época, que os homens eram investigados por comprar drogas em Santa Fé e revender no município. Durante abordagem, um dos homens sacou uma faca e teria atacado o policial que sacou sua pistola e atirou duas vezes. João Luiz Duarte, que tinha 26 anos, morreu na hora.
Em seguida, outros dois homens teriam partido para cima do policial, tentando tomar a arma dele. Um deles também estaria armado com uma faca. Para se defender, o soldado efetuou vários disparos, matando os outros dois homens.
Eles foram identificados como Gilmar José dos Santos, com 28 anos e Aguinaldo Rodrigues, de 25 anos. O criminalista José Carlos Ragiotto, de Maringá, saiu satisfeito com a decisão dos jurados pela não condenação.
Texto: André Almenara
André Almenara