O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maringá foi a primeira a lançar em todo Brasil, a campanha de trânsito "Motorista da vez ou vítima, você decide". Com apoio do Corpo de Bombeiros e Viapar, médicos, enfermeiros e socorristas se prontificaram em abraçar de ação de prevenção a acidentes de maneira diferenciada.
Equipes de profissionais das instituições percorreram na noite de sábado (9) bares e restaurantes da cidade demonstrando aos clientes o real custo comparativo após uma rodada de consumo de bebidas alcoólicas. A iniciativa visa demonstrar aos motoristas que ingerem bebidas e depois sofrem acidentes automobilísticos, o quanto custa a conta do atendimento dos acidentados.
A campanha prevê conscientizar as pessoas que frequentam bares, e o valor dessa conta para o atendimento de deslocamento de socorristas, médicos, viaturas e a internação por uma semana, prazo médio, de vítimas de acidentes de trânsito em hospitais no país. O intuito da campanha para também promover o “motorista da rodada”, insiste sempre para que haja o responsável que conduza o veículo e não beba, salvando assim a sua vida e a dos amigos com um simples gesto.
O médico Mauricio Lemos, que também é diretor de urgência e emergência da cidade, foi um dos idealizadores da campanha. Os profissionais que trabalham 24 horas por dia salvando vidas distribuíram as contas e informativos em todas as mesas do Mercadão Municipal, Gato Amarelo, Toca do Shrek e Santo Bar.
A conta é tão alta que chegou a assustar muitos frequentadores da noite. Setenta e sete mil reais custa uma vítima de trânsito internada 1 semana em hospital do SUS. Todo final de semana equipes do Samu, Corpo de Bombeiros e Viapar estarão percorrendo bares para divulgar a campanha e fazer com que os números de acidentes possam diminuir na cidade e nas rodovias. "Ou Maringá muda o conceito ou muitas famílias vão perder seus entes queridos", disse Mauricio Lemos, médico do Samu.
André Almenara