O motorista Djalma Miguel dos Santos, de 64 anos, envolvido no acidente que resultou na morte do jovem Gabriel Muniz, de 20 anos, foi colocado em liberdade após passar por audiência de custódia que aconteceu no dia seguinte.
O acidente aconteceu no dia 17 de julho, no cruzamento da Avenida Sophia Rasgulaeff com a Rua Francisco Bulla, no bairro Bom Jardim. Djalma dirigia uma GM Blazer e estava acompanhado da esposa quando, segundo as investigações, invadiu a preferencial e atingiu violentamente uma motocicleta.
Na moto estavam o piloto e o passageiro Gabriel Muniz. Com o impacto, os dois sofreram ferimentos graves. Gabriel ficou inconsciente, sofreu traumatismo craniano, foi intubado ainda no local por uma equipe do Samu e permaneceu internado na UTI até morrer na madrugada desta segunda-feira, 27.
Após o acidente, Djalma foi submetido ao teste do etilômetro, que apontou 0,43 miligrama de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, índice acima do permitido pela legislação. Durante o interrogatório na Polícia Civil, o motorista admitiu que havia ingerido bebida alcoólica antes da colisão.
Segundo ele, o casal passou por um espetinho e consumiu três cervejas. Ainda em depoimento, afirmou que não percebeu a aproximação da motocicleta ao atravessar o cruzamento. Depois de ser ouvido na delegacia e por uma juíza de plantão, foi permitido que Djalma responda ao processo em liberdade.
Revoltada, a família afirma que o caso não deve ser tratado como um simples acidente de trânsito. Para os parentes de Gabriel, a combinação entre consumo de álcool e a invasão da preferencial torna o episódio um ato de extrema gravidade, que resultou na perda irreparável de uma vida.
André Almenara
















