O secretário de Infraestrutura da prefeitura de Maringá, Vagner Mussio, confirmou através de mensagem ao âncora da rádio Jovem Pan, que o cemitério municipal terá ronda privada 24 horas rastreados por satélite. Patrulheiros vão percorrer a área interna e externa do cemitério.
A proposta é inibir a ação de criminosos que praticam furtos em túmulos. Mussio também confirmou que além das 64 câmeras que já foram instaladas, mais 48 serão colocadas no cemitério. No feriado de Finados, muitas famílias descobriram que foram alvos de ladrões.
Em alguns casos faltavam até fotos dos que foram sepultados. Várias argolas metálicas instaladas nas tampas de mármore dos jazigos, além de letras e letreiros usados na identificação dos falecidos foram furtados.
Os crimes deixaram danos visíveis e prejuízos para centenas de famílias que mantinham os túmulos conservados. A foto de Clodimar Pedrosa Lô, o túmulo mais visitado do cemitério foi furtada nos últimos dias. Existe um projeto de um vereador para coibir os furtos no cemitério.
A proposta cria punições para sucatas e ferros-velhos que comprarem peças de túmulos. Por enquanto, a prefeitura monitora o local com auxílio de imagens e com ajuda de agentes da Guarda Civil Municipal. A Polícia Civil continua investigando suspeitos de envolvimento nos crimes.
André Almenara
















