A menina Valentina Oliveira Mansano, de 9 anos, que se afogou após prender o cabelo no sugador de uma piscina, permanece internada na UTI do Hospital Universitário de Maringá desde o último sábado, 21.
A criança que tinha sido entubada após sofrer uma parada cardíaca está respirando sem ajuda de aparelhos. A família confirmou que Valentina abriu os olhos e pediu pelo pai. "Ela foi forte em resistir. Vai sair dessa se Deus quiser", disse o senhor Josué.
Valentina participava de uma confraternização de um coral de igreja da cidade em uma casa de festas com outras crianças. A piscina em que ela estava tem um metro e meio de profundidade.
A família percebeu o acidente após a menina dar um mergulho e não retornar à superfície. A criança ficou submersa por cerca de três minutos. Para retirar a menina da água, o cabelo da criança precisou ser cortado.
O pai da criança contou que uma enfermeira, amiga da família, estava no local na hora do afogamento e fez os primeiros socorros. Em menos de 5 minutos, a ambulância do município socorreu a criança.
Valentina é filha única de Josué e da esposa. O pai conta que ela sempre participa de missas e eventos religiosos, como ocorreu no sábado. O pai contou que a menina sempre esbanja alegria por onde passa e que ela adora brincar na água.
André Almenara