Marcos Paulo Leite da Silva, de 20 anos, o vulgo "Nego Fi", foi condenado por um crime que cometeu no dia 20 de outubro de 2017 na cidade de Sarandi. O criminoso atirou e atingiu a cabeça do soldado Vinícius Barbosa Bergstron, de 32 anos, soldado da ROTAM. Um outro policial militar da mesma equipe chegou a levar um tiro mas o colete balístico protegeu. A troca de tiros aconteceu na Rua Xavantino, no Jardim Esplanada.
A equipe da ROTAM estava em patrulhamento quando avistou o suspeito que estava sendo procurado pela Justiça por uma série de assassinatos. Ao se aproximar de Marcos Paulo, a guarnição da ROTAM foi recebida a tiros. O marginal foi atingido por seis tiros, dois no tórax, um na barriga, um no braço e outro na perna. O policial militar ferido foi levado para o pronto socorro do Hospital Metropolitano de Sarandi onde passou por uma cirurgia para a retirada do projétil que ficou alojado na cabeça.
Um revólver usado por "Nego Fi" foi apreendido pela PM no dia da ocorrência. Na manhã de quinta-feira (22), Marcos Paulo foi julgado no Fórum de Sarandi. O suspeito foi condenado em 11 anos de prisão em regime fechado pelos crimes de dupla tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo com numeração suprimida, e por resistência a prisão. A Polícia Civil de Sarandi continua investigando alguns crimes de homicídios que Marcos possa estar envolvido.
André Almenara