Personagem do Paraná, e que se tornou nacionalmente conhecido pelos vídeos postados em redes sociais, o maringaense sargento Gilson Cardoso Fahur, de 54 anos, anunciou sua aposentadoria em suas redes sociais no final da tarde desta terça-feira (20). Foram 35 anos na corporação da gloriosa Polícia Militar do Paraná.
Fahur trabalhou na P2 do 4º Batalhão por vários anos. Durante seus trabalhos no serviço reservado, sofreu diversos infartos e um AVC, e mesmo assim não se entregou. Fahur ficou famoso pela atuação na Polícia Rodoviária Estadual de Maringá onde atuou nas Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), além das posições firmes em relação a criminosos, principalmente traficantes. Realizou grandes apreensões de drogas juntamente com sua equipe. Ele sempre destacava o nome de cada integrante que trabalhava com ele nos grupos.
Segundo a Polícia Militar, ele completou o tempo máximo possível de serviço na corporação. Na carreira militar, é possível se aposentar a partir dos 25 anos de carreira, mas cada ano adicional acarreta em acréscimo percentual na aposentadoria. No Facebook, Fahur atualmente conta com mais de 2 milhões de seguidores. Constantemente ele se posiciona a favor da pena de morte e liberação do porte de armas para todos os cidadãos.
Ele também tem uma posição crítica relacionada ao trabalho de integrantes dos direitos humanos. Sargento Fahur também sempre foi um grande colaborador da imprensa maringaense e região. Por todos os cantos que aparece, Fahur é sempre elogiado e reconhecido pelo trabalho.
Por telefone, Fahur falou com André Almenara e agradeceu em geral toda a imprensa, todos os canais de comunicação e ao Comando da Polícia Rodoviária Estadual por ter dado a oportunidade em trabalhar em prol da sociedade. Sobre política, Fahur pretende ano que vem disputar pela segunda vez a cadeira de deputado federal.
Na última eleição de 2014, Fahur obteve 50.608 votos e ficou como suplente de outro candidato pelo partido PSDC. "Posso fazer muito pela população", disse Fahur.
Em maio de 2015, o programa humorístico Pânico na Band apresentou o personagem cômico "Sargento Fagur", em referência ao policial paranaense, sendo interpretado pelo humorista Márvio Lúcio, o "Carioca". Em abril de 2017 o personagem voltou a aparecer na atração.
André Almenara