O crime de homicídio aconteceu na noite de sábado, 13, em Maringá. Silas Gustavo Militão dos Santos, de 43 anos, foi ferido por dois golpes de faca após arrastar e tentar agredir sua ex-companheira. A autora do crime é Maria Júlia de Matos Carneiro, de 28 anos.
Maria Júlia estava em um barzinho quando recebeu algumas mensagens de Silas. O casal tinha se separado há cerca de dois dias. Silas Militão pediu a localização da ex-convivente para vê-la e possivelmente reatar o relacionamento.
Ao chegar no estabelecimento comercial, Silas teria discutido com Júlia. Diversas testemunhas ouviram a discussão. Em um determinado momento, Silas arrastou a mulher para fora do barzinho. Na calçada, houve novamente uma briga e empurrões dele contra ela.
Silas Militão tentou agredir Maria Júlia que retirou uma faca de sua bolsa e desferiu golpes para se proteger. A mulher após esfaquear o ex-companheiro retornou ao barzinho. Silas até tentou ir atrás, mas acabou caindo na calçada e morreu.
Uma equipe médica do Samu ao chegar no local constatou o óbito do homem que apresentava uma facada na região do queixo e uma no peito. A Polícia Militar localizou Maria Júlia sentada na mesa do estabelecimento comercial.
Levada ao plantão da 9ª SDP, Maria Júlia contou que foi expulsa de casa um dia antes. Ela quis colocar fim no relacionamento por não aguentar mais as brutalidades de Silas. Ela também relatou que precisava receber um valor de R$ 400 reais que estaria na conta de Silas.
Maria Júlia falou ao site que não tinha intenção de cometer o crime. Silas teria dito para que ela entrasse em seu veículo que estava estacionado próximo. Com medo de apanhar ou morrer, ela então usou a faca para sua proteção. Silas teria dito em uma das mensagem que gostaria de vê-la pela última vez.
O delegado de plantão autuou a autora do assassinato em homicídio simples. Havia uma expectativa da mulher ser colocada em liberdade após ser ouvida pela autoridade policial, mas Maria Júlia permanece sob custódia. Ela deverá passar por audiência de custódia na próxima segunda-feira, 15.
André Almenara