A Prefeitura de Maringá realizou nesta segunda-feira, 7, a ‘Operação Forja’ com foco em ferros-velhos da cidade e contra a receptação de produtos furtados. A operação integrada reuniu equipes da Guarda Civil Municipal, Semob, Saúde e Polícia Civil.
Durante a força-tarefa, foram vistoriados sete locais com denúncias de tráfico de drogas e receptação de fios furtados. Um homem de 60 anos foi preso em posse de crack, maconha e uma balança de precisão. O detido estava com uma bala alojada no abdômen.
Gerônimo Máximo dos Santos disse aos policiais que foi vítima de bala perdida no dia 17 de dezembro do ano passado enquanto andava pela rua. Três veículos do detido foram apreendidos por atraso de impostos de IPVA e multas.
Durante a operação, um VW Gol foi abandonado pelo motorista. Ao checar a placa e chassi do veículo, foi constatado que o carro estava com queixa de furto na cidade de Mandaguari. Acredita-se que o condutor ao ver viaturas na rua ficou com medo de ser abordado e abandonou o automóvel.
A ação também incluiu vistorias para eliminar focos de dengue nos estabelecimentos e recolhimento de materiais com água parada, fiscalização de alvará e outros documentos dos estabelecimentos e verificação de denúncias sobre poluição sonora.
As equipes da Secretaria de Assistência Social também realizaram abordagem de pessoas em situação de rua para encaminhamento aos serviços sociais. A força-tarefa foi focada na manutenção da ordem e pública e realizada em locais mapeados a partir de informações fornecidas pela comunidade.
André Almenara