O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Maringá e Samu foram acionados em torno das 9h30min deste último sábado, 25, para o atendimento de uma ocorrência de desabamento em obra de construção civil dentro da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Cinco trabalhadores ficaram sob os escombros de uma laje.
Imediatamente, em virtude da gravidade do cenário repassado, o Corpo de Bombeiros despachou 16 bombeiros. O Samu enviou 11 profissionais sendo socorristas, enfermeiros e médicos. Chegando ao local, havia uma vítima já fora da zona quente, duas sobre a estrutura desabada, e outras duas debaixo dos escombros, totalizando 5 vítimas.
As duas vítimas que ficaram sob a estrutura, estavam muito próximas, o que dificultava a progressão do resgate. Um estava apoiado sobre um compensado que estava próximo à cabeça do segundo, que estava mais em posição mais profunda.
Foram cortados muitos vergalhões de ferro com desencarceradores veiculares, removidas grandes quantidades de madeira e concreto fresco, para assim conseguir acesso aos dois homens. Ao mesmo tempo, a equipe médica do Samu realizou ações de suporte avançado de vida e monitorização da vítima.
Um rapaz de 27 anos precisou ser entubado pelo médico do Samu. Todas vítimas entre as idades de 27 a 62 anos foram encaminhadas aos hospitais Bom Samaritano, Santa Casa, Universitário e Metropolitano de Sarandi. A administração da UEM informou que está sendo construído o bloco Q-07.
Segundo a UEM, a Caixa Econômica Federal e Diretoria de Material e Patrimônio da universidade ficarão no bloco que está em fase de construção.
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:
André Almenara
André Almenara