O menino de 11 anos que levou cerca de 50 picadas de abelhas na tarde da última segunda-feira (29) saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário de Maringá. A criança estava andando de cavalo na Vila Guadiana em Mandaguaçu quando foi atacada pelo enxame. A vítima sofreu o choque anafilático e foi levada para um pronto atendimento da cidade. Devido a gravidade, a equipe aréa do Samu Saúde 10 de Maringá foi acionada.
Do aeroporto até a cidade de Mandaguaçu, o piloto conseguiu chegar em 6 minutos. O coordenador do Samu, o médico Maurício Lemos, que estava de plantão, imediatamente viu que a criança estava com dificuldade respiratória devido ao choque anafilático, imediatamente entubou o garoto e estabilizou para ser colocado no helicóptero. A vítima foi transportada e levada para o H.U em estado gravíssimo.
O médico Maurício Lemos destacou a importância do primeiro atendimento que a criança recebeu, e depois o procedimento que a equipe do Samu realizou para que o garoto pudesser sobreviver. "Estamos felizes em saber que fizemos o melhor para que a saúde do menino evoluísse", disse Lemos. De acordo com o último boletim médico, a criança está respirando sem ajuda de aparelhos.
A equipe aéreo do Samu no dia do atendimento era composta pelo comandante Eduardo, enfermeiro Fábio, médico Maurício Lemos e o mecânico da aeronave Fábio. Parabéns Samu.
André Almenara