O grupo ROTAM (Rondas Ostensivas Tático Móvel) de Mandaguaçu começou a trabalhar na cidade na última quarta-feira (26). O grupo será composto inicialmente por três policiais militares que usarão armamento de grosso calibre como carabina calibre 12 e fuzil. A viatura Renault Oroch foi adquirida com ajuda do Conselho Comunitário de Segurança da cidade (Conseg).
A equipe é preparada para o pronto atendimento a ocorrências alto de risco (crimes violentos, roubos a bancos, veículos tomados em assalto, seqüestro) em que é necessária a ação imediata que venha a reprimir e solucionar a crise. O grupo vai agir em vários horários e dias alternados. Para se tornar um dos componentes da ROTAM é necessário estar dotado de vigor físico e disciplina intelectual, submetido constantemente a treinamento especializado no emprego de técnicas de ações de polícia, manuseio de explosivos e conhecimento aprofundado na utilização de armas de fogo e equipamentos de uso tático.
A ROTAM veio para dar apoio ao restante do efetivo policial da cidade e para assegurar a ordem, a segurança e a tranquilidade pública a todos os moradores de Mandaguaçu. A Vila Guadiana será um dos locais onde a ROTAM irá agir constantemente realizando abordagens.
André Almenara