Uma reunião para tratar do alto número de acidentes com motociclistas e idosos aconteceu na manhã desta segunda-feira (17) na sede da Prefeitura de Maringá. O objetivo é buscar uma solução para evitar novas mortes no trânsito. Já são 34 óbitos na cidade, 18 delas estavam em motos. O promotor Maurício Kalache, responsável pela criação da Rede de Segurança Viária, que idealizou a reunião também reforça o envolvimento da comunidade nas ações de prevenção de acidentes.

 O promotor disse “O trânsito é um problema tão grande que a gestão municipal não pode enfrentá-lo sozinha”, disse o promotor, entusiasta da ação ampliada contida na programação da Semana Nacional de Trânsito que começa no dia 18 de setembro. 

Kalache enfatizou os números trágicos de acidentes envolvendo motociclistas e idosos. “Motoristas devem entender que o tempo de reação do idoso é menor ao descer de um coletivo ou cruzar uma faixa de pedestre”, disse. O promotor defendeu mais rigor na aplicação da legislação, especialmente contra quem dirige sob efeito de álcool. A lei prevê detenção de seis meses a três anos, apreensão da carteira de habilitação e multa. 

O comandante da Polícia Militar, Ademar Paschoal, disse que está fazendo planejamentos, e vai aumentar o número de operações policiais para mudar o comportamento dos motoristas e motociclistas. 

A reunião contou com a participação de vereadores, do comandante do 4º BPM, Ademar Paschoal, representantes de entidades sindicais ligadas ao transporte como, Serviço Nacional do Transporte (Sest), da Federação das Empresas de Cargas (Fetranspar), de grupos de motociclistas e motofretistas, de denominações religiosas e imprensa. A cerimônia de abertura da  Semana Nacional de Trânsito será realizada nesta terça, às 14h30, auditório Hélio Moreira (Paço Municipal).

Autoridades discutem ações para evitar mortes no trânsito
Compartilhe:
Publicado em:
Atualizado em: