O simulado ocorreu na manhã desta quarta-feira (21) na Praça Renato Celidônio, a praça da prefeitura de Maringá. Participaram dentre outros órgãos, o Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Municipal e Semob. As equipes simularam um acidente de grande proporção onde vítimas foram atendidas pelas equipes e encaminhadas às ambulâncias, e uma mais grave para o helicóptero do Samu Saúde 03 que pousou ao lado da Catedral.
Treinamentos como estes são periódicos. Para o Corpo de Bombeiros, a interação entre os bombeiros e Samu é muito importante, colabora para agregar conhecimento e haver uma padronização das ações. Para o médico do Samu, Mauricio Lemos, a proposta de se fazer uma grande simulação é para compreender como está o nível de resposta de todas as instituições que devem atuar em uma situação de múltiplas vítimas.
“Quando se trabalha em conjunto podem ocorrer eventuais erros de procedimentos ou acúmulo de funções. O objetivo é entender como os protocolos desses órgãos são desenvolvidos, cada um na sua especialidade, todos atuando simultaneamente”, explica Lemos.
Toda semana o 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Maringá realiza treinamentos em outras localidades da cidade. O Samu de Maringá também passa por diversos treinamentos que envolvem socorristas e médicos. O único objetivo dessas instituições é salvar vidas.
André Almenara