Em um trabalho conjunto entre os grupos ROCAM e CHOQUE do 4º Batalhão da Polícia Militar de Maringá, um casal foi preso com uma grande quantidade de maconha e mais de meio milhão de reais em dinheiro que estava enterrado em um quintal de uma casa localizada no Parque Tarumã.
A ocorrência deu início a uma abordagem de rotina da ROCAM no final da tarde de sexta-feira (16). Cláudio Cardoso, de 62 anos, foi abordado no Parque Tarumã portando uma certa quantidade de drogas. Durante a checagem do nome do suspeito, os policiais descobriram que Cláudio tinha dois mandados de prisão em aberto expedidos pela Justiça de Sarandi.
O homem foi algemado e conduzido para a delegacia da Polícia Civil. Equipes da CHOQUE decidiram realizar buscas na residência do detido. No imóvel, os policiais apreenderam 6 quilos de maconha. Sueli Ramos dos Santos, de 43 anos, que é esposa de Cláudio, foi presa na casa. O Comandante da CHOQUE, tenente Rodrigues, pediu apoio da CHOQUE CANIL para fazer uma varredura no quintal da residência.
O cão farejador apontou que em determinado local do quintal tinha algo enterrado. Os policias militares quebraram o piso da casa e encontraram uma caixa contendo milhares de cédulas em dinheiro que estavam divididas em pacotes. A PM verificou que havia alguns documentos com endereço de um imóvel na Avenida Ivaí na cidade de Paiçandu.
Outras equipes da CHOQUE deslocaram até o local e tiveram outra surpresa. A casa estava abandonada, mas em um dos cômodos tinha centenas de tabletes de maconha jogados no chão. O que mais chamou a atenção dos policiais foi que a casa fica na frente da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM).
Toda a droga apreendida em Paiçandu foi levada para a sede da 9ª SDP. A maconha apreendida nas duas casas totalizou 369 quilos da droga. Como havia muito dinheiro, os policiais militares precisaram de uma máquina para contar as cédulas. Com a presença de um delegado, escrivão e policiais militares, a PM divulgou a quantia de 653.675 mil reais em dinheiro, ou seja, mais de meio milhão de reais que estava enterrado em uma casa.
O tenente Rodrigues salientou a importância da abordagem da ROCAM que na sequência resultou na grande apreensão de maconha e na apreensão do dinheiro. O secretário de segurança pública do Paraná, o senhor Julio Reis, que já esteve várias vezes em Maringá, recebeu fotos da apreensão de drogas e dinheiro. O secretário fez elogios ao trabalho da PM, e disse que a repressão ao tráfico de drogas é uma das prioridades da atual gestão.
André Almenara