O vereador Weslei Natan dos Santos, o conhecido "Wesley da Borracharia", foi preso juntamente com mais 10 homens durante uma operação policial em uma chácara localizada na área rural da cidade de Doutor Camargo. Wesley é vereador de Paiçandu.
As prisões ocorreram em flagrante após uma denúncia anônima. Oito pessoas foram detidas por furto de madeira e eletrodomésticos. O vereador teria vendido madeira e eletroeletrônicos de uma chácara para o grupo de oito homens. O proprietário da chácara acionou a polícia.
Os suspeitos teriam pago R$ 19 mil para o vereador. O dinheiro foi enviado para um funcionário do vereador, que é adolescente. A Polícia Militar encontrou em vários celulares conversas e comprovantes de PIX que foram repassados ao vereador.
Parte dos objetos já havia sido retirado do local e estava em posse de um dos presos, em Atalaia. Além do vereador "Wesley da Borracharia", outros suspeitos foram conduzidos ao plantão da Polícia Civil de Maringá.
A Câmara de Vereadores de Paiçandu se manifestou na tarde desta sexta-feira, 26, após a repercussão da detenção de "Wesley da Borracharia". Em nota oficial, o Poder Legislativo afirmou ter recebido a informação com surpresa e esclareceu que, até o momento não foi formalmente comunicado da prisão.
"Medias administrativas ou políticas a serem deliberadas pelo Parlamento só ocorrerão após a conclusão das investigações conduzidas Polícia Civil", diz trecho da nota. Por fim, o Legislativo reiterou confiança nas instituições judiciais e afirmou esperar que sejam resguardados os direitos do vereador.
Além de exercer o mandato na Câmara Municipal de Paiçandu, Wesley é membro da Comissão de Constituição e Justiça, responsável pela análise da legalidade dos projetos em tramitação no legislativo local.
A defesa do vereador emitiu uma nota oficial.
"A defesa do vereador Weslei Natan dos Santos vem, por meio destecomunicado, manifestar-se publicamente diante das recentes notíciasenvolvendo o nome do parlamentar, reafirmando o seu compromisso com averdade, a legalidade e a justiça. Desde o primeiro momento em que tomou conhecimento dos fatos, a defesapassou a atuar com rigor técnico e responsabilidade, adotando todas asmedidas legais cabíveis para garantir a devida apuração e o pleno exercíciodo direito à ampla defesa e ao contraditório, pilares fundamentais do EstadoDemocrático de Direito. O vereador Weslei Natan dos Santos tem colaborado de forma transparentecom as autoridades competentes e se mantém à inteira disposição paraprestar todos os esclarecimentos necessários, demonstrando serenidade econfiança no Poder Judiciário e nas instituições. Ressaltamos que o vereador sempre pautou sua conduta pública pela ética, pelo respeito à legislação e pelo compromisso com a população que o elegeu.A defesa está segura de que posteriormente, ficará comprovada a sua totalinocência, restabelecendo-se, assim, a verdade e a sua integridade pública emoral. Confiamos que a Justiça saberá reconhecer a inexistência de qualquer condutailegal ou incompatível com o cargo que o vereador exerce com dedicação eresponsabilidade."