O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou nesta quarta-feira, 10, em Maringá, a celebração de um convênio com a prefeitura para duplicação do Contorno Sul, um dos principais corredores logísticos da região Noroeste.
Serão investidos R$ 450 milhões pelo Governo do Estado para obras em quase 12 quilômetros com pavimento em concreto, além da construção de 17 viadutos, uma ponte, passarelas e pistas marginais ao longo do trecho. A duplicação é aguardada há décadas pela população e pelo setor produtivo da região.
O Contorno Sul possui fluxo intenso de veículos, tanto de cargas, com a proximidade do Parque Industrial de Maringá, como de passeios, que utilizam a rota para se deslocar para cidades como Sarandi, Paiçandu e Marialva, ou então por motoristas que saem em direção a Campo Mourão e Cianorte.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística é a responsável pelo repasse dos recursos, e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia vinculada à pasta, fará a fiscalização da obra, que deverá ser licitada pela prefeitura. A expectativa é que o edital seja lançado ainda neste ano.
O projeto de duplicação do Contorno Sul foi doado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e prevê a duplicação de 11,8 quilômetros entre os entroncamentos com a BR-376 e a PR-317, toda a extensão do contorno.
Estão previstas 18 obras de arte especiais distribuídas em diferentes pontos, sendo 17 viadutos e uma ponte. A obra vai resolver um dos piores problemas de trânsito entre Sarandi e Maringá, que é a rotatória de entrada da cidade, que terá um viaduto duplo e quatro viadutos simples no entroncamento com a rodovia federal.
A duplicação utilizará a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias e é utilizado como base para a execução do concreto. Esse método, o qual o Paraná é pioneiro na implementação com mais de 500 quilômetros em rodovias estaduais.
Esse tipo de material proporciona uma vida útil maior ao pavimento, de pelo menos 20 anos, o dobro em relação ao asfalto. Isso garante custos de manutenção menores; resistência maior à veículos pesados; mais segurança em frenagens, evitando derrapagens; e lida melhor com a drenagem de água da chuva.
Já as vias marginais, os acessos laterais e as alças de acesso serão realizados com pavimento flexível. O projeto contempla novos acessos à Avenida Pioneiro Maurício Mariani, à Avenida Carlos Correa Borges, à Avenida Joaquim Duarte Moleirinho, à Avenida Guedner, à Avenida Carmen Miranda e à Rua Mário José de F. Ferraz.