O julgamento começou por volta de 8 horas da manhã desta quarta-feira, 3, no Fórum de Maringá. Rui Hiroshi Matisunaga, de 58 anos, o vulgo "Mudinho", foi julgado pela morte da namorada Neusa da Silva, que na época tinha seus 43 anos.
O crime de feminicídio ocorreu em 14 de abril de 2020 no Parque das Laranjeiras, em Maringá. Neusa da Silva foi morta dentro de sua casa. A vítima foi atingida com golpes de martelo.
Na época do crime, o filho de Neusa que encontrou a mãe sem vida em cima da cama. No ano de 2002, Rui teria matado uma pessoa durante uma briga na cidade de Cruzeiro do Oeste.
Rui Hiroshi foi preso um mês depois do crime, em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo. O acusado foi transferido para Maringá, onde permaneceu preso aguardando julgamento.
As investigações apuraram que o motivo do assassinato teria sido uma tentativa de separação que não foi aceita pelo acusado. Pouco dias antes de ser morta, Neuza se queixou a amigas que teria sido agredida e deste então estava sendo ameaçada.
Rui Hiroshi Matisunaga recebeu a sentença da condenação por volta de 16h40. O acusado foi condenado a 18 anos de prisão em regime fechado pela morte de Neusa da Silva. A família da vítima diz estar mais aliviada com a condenação.
Texto: André Almenara