Operações Aéreas completa 4 anos em Maringá com mais de 2 mil ocorrências
No mês de novembro de 2020, o serviço de operações aéreas da Unidade Aérea Pública da Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Paraná /...
No mês de novembro de 2020, o serviço de operações aéreas da Unidade Aérea Pública da Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Paraná / SAMU 192, Base Maringá, completou 4 anos de operações em beneficio da população e salvando vidas.
Foram mais de 2.000 ocorrências atendidas na região norte e noroeste. Dentre os diversos atendimentos, mais de 600 pessoas foram resgatadas em acidentes nas rodovias. Além desses atendimentos, pacientes vítimas de trauma, infarto, acidente vascular encefálico, transportes de órgãos e transporte neonatal são ocorrências comuns no serviço.
A aeronave opera do nascer ao pôr do sol, em um raio de 250 km, e é tripulada por um comandante, um médico e enfermeiro(a). O helicóptero já voou 2.100 horas, otimizando tempo-resposta aos pacientes graves. Em nenhum dos atendimentos realizados, houve morte do paciente a bordo da aeronave.
“E nem vamos ter, porque levamos muito a sério o atendimento e trabalhamos baseado em protocolos rígidos”, disse o operador de suporte médico Márcio Ronaldo. Para a enfermeira Mileni Camargo, operar em um serviço como esse é um grande desafio e, também, motivo de orgulho. “Temos muito orgulho do serviço, a consolidação dele se deve ao bom atendimento, à diminuição da mortalidade, ao atendimento rápido aos pacientes graves.
O nosso foco é manter a qualidade do serviço, com treinamento contínuo da equipe para que consigamos manter o padrão que, nestes 4 anos, a gente conseguiu”, comentou Mileni.
Publicado em:
Atualizado em:
Autor:André Almenara