Policial

Helicóptero do Samu recebe aparelho de ultrassom

Na tarde desta quinta-feira (5), o Samu de Maringá recebeu a doação de um aparelho de ultrassonografia para ser utilizado na aeronave Saúde 10. A Faculdade Uningá adquiriu com recurso próprio o aparelho que foi repassado durante uma solenidade que aconteceu no Aeroporto Regional de Maringá. Com a operação do equipamentos de ultrassonografia no helicóptero, Paraná é o segundo Estado a utilizar este tipo de aparelho para diagnóstico das vítimas de traumas, no local dos acidentes. "Esse é um grande avanço no atendimento pré-hospitalar do Samu", destaca o médico Mauricio Lemos. 

O aparelho que é portátil pode ser usado para a detecção de líquido livre na cavidade abdominal (hemorragia interna), na detecção de hemo e pneumotórax, na detecção de derrame pericárdico e para guiar o acesso venoso (periférico e central). O objetivo é incrementar o suporte avançado à vida prestado no serviço aeromédico especializado, buscando identificar quadros ou lesões graves em paciente atendidos, intervindo imediatamente e, quando não foi possível a intervenção fora do ambiente hospitalar, que o hospital de destino possa receber as informações e imagens do exame antes da chegada do paciente, podendo adiantar a preparação de equipes cirúrgicas. 

Estiveram presentes na entrega do aparelho o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, Secretário de Saúde, Jair Biatto, Corpo de Bombeiros, e da diretora Técnica do Hospital Memorial, Drª Raquel Gobbi de Oliveira, representando o reitor da Uningá, Dr. Ricardo Benedito de Oliveira. O coordenador do Samu, médico Mauricio Lemos, disse que quem ganha com a chegada do aparelho de ultrassom são os pacientes. 

 

#gallery-1 { margin: auto; } #gallery-1 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 33%; } #gallery-1 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-1 .gallery-caption { margin-left: 0; }

Publicado em:
Atualizado em: