Ação integrada da segurança pública na região metropolitana de Maringá foi destacada nesta quinta-feira (22), durante o “Bate Papo com o Prefeito”, encontro mensal do prefeito Ulisses Maia com profissionais da imprensa, que nesta edição contou com a participação de gestores municipais de Sarandi.
O prefeito Ulisses Maia abriu a reunião agradecendo a presença dos gestores sarandienses e destacou que a administração realiza sua parte mesmo que a segurança pública seja dever do estado. “Criamos a Secretaria Extraordinária de Segurança Pública tendo à frente o coronel Padilha que trabalhará na integração dos municípios vizinhos. Sarandi é nossa ′cidade irmã′. Devido a um aluguel caro, muitos maringaenses residem nessa cidade e em outros municípios da região. Trabalharemos de forma metropolitana e cobraremos do Estado mais segurança”, reforçou.
O coronel Antônio Roberto dos Anjos Padilha disse que apesar de a Guarda ter dez anos, tem muito a evoluir, especialmente no sentido de se profissionalizar. O secretário lembrou que utilizará toda experiência na Polícia Militar, como em relação ao combate aos homicídios, alertando que se Maringá contou com a redução dos homicídios, os municípios vizinhos registraram aumento.
“O primeiro passo é integrar a comunicação entre as guardas municipais. Maringá e Sarandi têm comunicação digital e já podem fazer a integração. O processo de armar a Guarda está em andamento com a compra de armamento (carabinas, pistolas e revólveres) e as avaliações psicológicas e instrução de tiro serão realizadas”, afirmou, anunciando que serão adquiridos sete módulos para instalação em pontos estratégicos.
Maia ressaltou que a administração tem revitalizado praças com novo sistema de iluminação, lembrando que para reforçar a segurança no município, os novos radares contam com tecnologia que registram todas as placas dos veículos, podendo ser melhores do que o monitoramento pelas câmeras de segurança. “A Prefeitura levantará a tecnologia que dispõe as demais forças de segurança para disponibilizar essas imagens online para as polícias, otimizando as investigações”, destacou.
O secretário de Trânsito e Segurança de Sarandi, Joel Inglês da Silva, lembrou das dificuldades enfrentadas pelo município em combater a criminalidade e solicitou apoio da administração de Maringá. “Temos apenas 1 delegado para 100 mil habitantes. Mesmo realizando prisões diariamente estamos ′enxugamos gelo′ e precisamos de mais apoio do Estado e mais presença da Região Metropolitana. Estamos dispostos a colaborar com Maringá”, concluiu.
O prefeito Ulisses Maia destacou que o município se empenhará para criar um consórcio com Sarandi e Paiçandu, facilitando a aquisição de viaturas e equipamentos e afirmou que reforçará a cobrança junto ao Governo do Estado de mais atenção aos municípios.
#gallery-1 { margin: auto; } #gallery-1 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 33%; } #gallery-1 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-1 .gallery-caption { margin-left: 0; }