A Seção de Furtos e Roubos (SFR) da Polícia Civil de Maringá prendeu um homem de 39 anos suspeito de vários roubos ocorridos desde o ano passado em vários lugares de Maringá. Marcos Paulo Castelo da Silva, conhecido como "Aritana", é especializado na modalidade de assalto conhecida como "saidinha de banco".
Marcos foi preso em sua casa no Jardim Jequitibá, na cidade de Paranavaí. Havia um mandado de prisão preventiva contra o suspeito que tinha sido expedido no dia 7 de outubro de 2016 pela 2ª Vara Criminal de Maringá. O chefe da seção de furtos e roubos, Everaldo Fernandes, afirmou que pelo menos cinco roubos praticados pelo ladrão foram esclarecidos.
Em todos os assaltos, Marcos agia com arma de fogo e esperava a vítima sair do banco com o malote para roubar. Na casa do suspeito, os policiais civis localizaram uma bolsa de uma das vítimas. O crime mais recente praticado pelo suspeito foi no dia 8 do mês passado, na Rua Tupã, na zona 4, em Maringá.
Um empresário havia acabado de sacar 35 mil reais e foi surpreendido no estacionamento da agência bancária. Também em outubro uma empresária do ramo de recicláveis foi atacada próxima a sua empresa, nas imediações da Cocamar, após efetuar o saque de R$ 4 mil. Em outra ação, uma mulher também foi vítima do assaltante.
O fato ocorreu em 23 de agosto, quando ela realizou um saque de R$ 1,6 mil no Sicredi situado dentro da Cocamar. A vítima foi abordada bem no momento em que a agência era fechada. Outra ação foi confirmada em 10 de outubro de 2016, no centro da cidade, no cruzamento das avenidas Herval e Tamandaré. A vítima realizou um saque de 30 mil reais em um banco e teve o dinheiro levado após chegar em seu carro.
André Almenara