Uma operação conjunta entre a Guarda Municipal de Maringá com apoio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), resultou a abordagem de mais de 20 moradores de rua que estavam acampados na Rua Fernão Dias. Após denúncias feitas por comerciantes da região, o prefeito Ulisses Maia recebeu em seu gabinete os empresários e prometeu agir com rigor.
Vários fotos chegaram ao conhecimento da Guarda Municipal onde suspeitos estariam praticando sexo, consumindo drogas e dormindo na frente do Albergue Santa Luiza de Marillac. Uma das reclamações era que andarilhos intimidavam clientes para pedir dinheiro. O diretor da Guarda Municipal, Reginaldo Souza, reuniu as equipes e foram realizar abordagens.
Durante a operação, um dos suspeitos estava com mandado de prisão em aberto e foi conduzido para a delegacia da Polícia Civil de Maringá. As operações serão feitas todos os dias em horários alternados. A direção do Albergue Santa Luiza de Marillac, disse que o albergue atende cerca de 60 homens e 20 mulheres oferecendo pernoite, mas muitos não querem dormir e só vão para se alimentar.
O vice-prefeito, Edson Scabora, acompanhou todos os trabalhos e garantiu que a ação será frequente. “Estamos mapeando os pontos da cidade onde essas pessoas ficam. Vamos dar toda acolhida necessária e fazer o esforço que for preciso para melhorar a vida deles e trazer mais tranquilidade para os moradores e comerciantes do entorno”, disse.
No local foram encontradas facas, ferramentas supostamente para utilização em furtos, cachimbos para consumo de drogas e até carrinhos de supermercados usados no transporte de pertences.
André Almenara