Uma idosa de 79 anos identificada pelo nome de Waldereza de Almeida caiu da escada de acesso a um avião enquanto desembarcava no Aeroporto Silvio Name Junior em Maringá, no feriado de Natal (25). Ela era transportada por uma esteira, da aeronave ao solo, quando a cadeira se soltou e foi escada abaixo, segundo a família. A filha da vítima, Elaine Almeida Figueira, conta que a mãe não pode subir ou descer escadas, por causa de uma cirurgia recente no joelho e, por isso, precisou da cadeira de rodas para ser transportada do avião. De acordo com ela, os dois funcionários da companhia Gol Linhas Aéreas que trabalhavam na locomoção não travaram a cadeira na esteira, o que provocou a queda. O funcionário não travou a cadeira e a esteira desceu de uma vez. Minha mãe caiu e, se não fosse meu filho, que estava quatro degraus abaixo, teria acontecido o pior. Foi ele quem segurou a cadeira. A sensação é de completo despreparo", relata Elaine. A idosa ficou presa pelo cinto da cadeira e, com o impacto, fraturou as costelas e teve edema pulmonar, relata a filha. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital Santa Rita de onde já foi liberada pelos médicos."Ela está em estado de choque, não consegue dormir e nem falar sobre o acidente. Dei o pacote de viagem para ela, porque ela teve um ano muito difícil, com algumas cirurgias, e acontece isso. Era só para ela esquecer um pouco os problemas", lamenta a filha. O voo saiu de Campo Grande (MS), fez escala na cidade paranaense, e seguia para Salvador (BA). A família alega que não recebeu nenhuma assistência da Gol, além do pagamento da diária de um hotel e R$ 30 para o jantar. O atendimento hospitalar, garante a filha, foi todo pago pelo plano de saúde familiar. Em todo momento, a empresa se mostraram irresponsáveis. No momento do acidente, os funcionários só pediram desculpas, como se nada tivesse acontecido, e ainda disseram que, se minha mãe estivesse melhor, daria para embarcar de novo", afirma Elaine, que afirma que a família cancelará a viagem e retornará a Campo Grande no sábado (27). A Gol Linhas Aéreas se limitou a dizer, por meio de nota, que "lamenta o ocorrido e e ressalta que a cliente tem recebido toda a assistência necessária". A companhia não confirmou se houve erro humano e nem detalhou quais medidas estão sendo tomadas para o cuidado com a família.
Fonte: G1 Paraná ( Erick Gimenes )
Foto: Elaine Figueira
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